
Campanha Março Lilás 2019 HCJ /IRDESI Jaguari
O hospital de Caridade de Jaguari promove durante todo o mês de Março o primeiro ano da Campanha Março Lilás, a ação trata da campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero. O mês de Março já é datado especialmente pelo dia Internacional da Mulher (8), onde o mês é todo voltado a ações em prol a saúde da mulher.
O HCJ faz parte do "Movimento Mais Mulher Jaguari" juntamente com a prefeitura municipal, secretaria da saúde e outras entidades, assim na sexta feira do dia 22 de Março acontecerá um evento que contará com várias atividades envolvendo a comunidade colaboradores e autoridades, dentre as atividades será realizado testes rápidos, exames preventivos gratuitos além da conscientização da prevenção e combate ao câncer de colo de útero.
De acordo com o Portal do Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
Sabe-se que a infecção por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Mas, essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos.
Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o mais comum entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Segundo Site Scientific American Brasil a incidência de câncer do colo do útero predomina na faixa etária de 20 a 29 anos e o risco aumenta rapidamente até atingir um pico geralmente na faixa etária entre 45 e 49 anos.
Ainda segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 16.370 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.
Em conversa com a Dra. NAZHA DAOUD HANNAUI BASTOS ela relata que “Se por um lado o câncer de colo de uterino é muito frequente, por outro a sua prevenção é facilmente feita através do famoso exame Papa Nicolau. O exame "preventivo" deve ser feito anualmente a partir dos 25 anos de idade ou a cada dois anos após o início da atividade sexual. Hoje também contamos com a vacinação contra o HPV para prevenir o câncer de colo uterino, e para obter melhores resultados deve ser usado em meninas e meninos dos 9 aos 14 anos de idade" assim a Dra. termina frisando a importância que tem a prevenção.
Fonte: Gestão de Serviços
Exatus Soluções Estratégicas – exatusrs.com