O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 omo Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU".
No Brasil, o SAMU foi estabelecido pelo decreto Nº 5.055 de 27 de abril de 2004, com vistas à implementação de ações com maior grau de efetividade nos atendimentos de saúde de caráter emergencial e urgente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São consideradas urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento. É um serviço gratuito funcionando 24 horas por meio da prestação de orientações e envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação de Urgências (CRU) que prestam atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
QUANDO CHAMAR O SAMU?
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
COMO CHAMAR O SAMU?
- Ligar para o 192: a ligação é gratuita, com gravação completa das conversações.
- O serviço funciona 24 horas por dia, e conta com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e telefonistas auxiliares que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
- Abertura do Atendimento: telefonista auxiliar de regulação médica acolhe a solicitação e registra: nome do solicitante, telefone, endereço, pontos de referência, nome do paciente, sexo, idade, queixa, fator causador.
- Após essas informações a atendente irá transferir a ligação para o médico regulador, que iniciara os primeiros atendimentos;
- Neste momento, aguarde até o médico regulador falar com você;
- Se caso ser encerrada a chamada antes de ser completada a ligação com médico regulador, este chamado será dado como encerrado, não disponibilizando de todas informações necessárias para que a equipe desloque até o local com a ambulância.
- Médico regulador presume a gravidade da situação, a partir das informações dadas pelo solicitante. É importante responder com objetividade as perguntas feitas pelo médico, como por exemplo: Respira? Está consciente? Tem ferimentos visíveis?
- Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações e aciona ambulância para atendimento quando necessário.
Fonte: Gestão de Serviços do Irdesi Jaguari, e Exatus Soluções Estratégicas. exatusrs.com/
