SAMU 192-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 omo Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU".

No Brasil, o SAMU foi estabelecido pelo decreto Nº 5.055 de 27 de abril de 2004, com vistas à implementação de ações com maior grau de efetividade nos atendimentos de saúde de caráter emergencial e urgente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São consideradas urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento. É um serviço gratuito funcionando 24 horas por meio da prestação de orientações e envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação de Urgências (CRU) que prestam atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

QUANDO CHAMAR O SAMU?

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, Desabamento;
  • Crises Convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

COMO CHAMAR O SAMU?

  • Ligar para o 192: a ligação é gratuita, com gravação completa das conversações.
  • O serviço funciona 24 horas por dia, e conta com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e telefonistas auxiliares que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
  • Abertura do Atendimento: telefonista auxiliar de regulação médica acolhe a solicitação e registra: nome do solicitante, telefone, endereço, pontos de referência, nome do paciente, sexo, idade, queixa, fator causador.
  • Após essas informações a atendente irá transferir a ligação para o médico regulador, que iniciara os primeiros atendimentos;
  •  Neste momento, aguarde até o médico regulador falar com você;
  • Se caso ser encerrada a chamada antes de ser completada a ligação com médico regulador, este chamado será dado como encerrado, não disponibilizando de todas informações necessárias para que a equipe desloque até o local com a ambulância.
  • Médico regulador presume a gravidade da situação, a partir das informações dadas pelo solicitante. É importante responder com objetividade as perguntas feitas pelo médico, como por exemplo: Respira? Está consciente? Tem ferimentos visíveis? 
  •  Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações e aciona ambulância para atendimento quando necessário.

Fonte: Gestão de Serviços do Irdesi Jaguari, e Exatus Soluções Estratégicas. exatusrs.com/

 

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