29/10: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC).

Dia 29 de outubro, é voltado para a conscientização sobre a prevenção de uma doença que mais mata no Brasil. É o dia de alertar a população sobre o Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem de AVC no Brasil a cada ano, um número superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS, juntas.

O AVC é conhecido popularmente por “derrame cerebral”, acontece quando há uma obstrução (entopem ou rompem) em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Provocando então uma paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico, e o isquêmico.

Um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico ocorre quando a um rompimento de um vaso cerebral, desta forma provocando uma hemorragia, que pode acontecer dentro do tecido cerebral, ou na superfície entre o cérebro e a meninge. Pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

O Acidente Vascular Cerebral isquêmico ocorre quando há uma obstrução de uma artéria, assim impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que desta maneira acabam morrendo. Essa obstrução pode ocorrer devido a um trombo (trombose), ou a um êmbolo (embolia), o AVC isquêmico é mais comum que o hemorrágico.

Quais os sintomas?

 Existem alguns sintomas que o corpo informa, que ajudam a identificar um Acidente vascular Cerebral. Os principais sintomas de qualquer tipo de AVC são: a fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, geralmente em um lado do corpo. Alteração na compreensão ou na fala. Alteração na visão, em um ou nos dois olhos. Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura, ou caminhar. Dor de cabeça súbita, intensa, sem nenhuma causa aparente.

Fatores de risco:

Existem uma série de fatores que podem ser alterados para que o indivíduo não venha a sofrer com um AVC, como a regulação da hipertensão, diabetes, excesso de peso, colesterol, fumo, sedentarismo, consumir bastante água, não fazer uso de álcool e drogas ilícitas. O histórico familiar também é levado em consideração.

Quanto mais ágil for o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de uma recuperação completa.

O que fazer em caso de suspeita de AVC?

S: Peça para pessoa SORRIR!

-Durante um AVC a boca fica torta;

A: Peça um ABRAÇO, ou que a pessoa levante os dois braços!

-É difícil para uma pessoa que está tendo um AVC levantar os dois braços;

M: Peça a pessoa que cante uma MÚSICA, ou fale uma frase!

-É difícil cantar, pois a fala fica embolada;

U: URGENTE!

-Se a vítima não conseguir fazer estas tarefas, chame o SAMU- ligue para 192 urgente!

Fonte: Gestão de Serviços e Exatus Soluções Estratégica.

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site