Mesmo diante desse momento de isolamento social pelo motivo de prevenção a disseminação do vírus COVID-19, não poderíamos deixar em branco uma data tão importante para comunidade jaguariense, que é os 80 anos de história do Hospital Jaguari.
Do dia 16/03 até 10/04 ficará exposto nas dependências do Hospital de Jaguari, os materiais hospitalares e médicos que contam a história da construção e da medicina em Jaguari, materiais estes fazem parte do patrimônio histórico e cultural de Jaguari e fazem parte do acervo do Museu Municipal. A Exposição de materiais hospitalares e médicos do Museu Municipal de Jaguari no corredor do hospital faz parte da comemoração aos 80 anos do hospital dia 24 de Março de 2020. Neste ano não foi possível realizar uma grande comemoração, por motivo de força maior referente ao COVID-19, mas acreditamos que no próximo ano será possível a realização de um evento em comemoração.
História do Hospital de Jaguari:
O sonho da Comunidade Jaguariense em ter uma instituição hospitalar começou em meados do ano de 1937, onde foi lançada a pedra fundamental do prédio e assim iniciou sua construção. Sempre contanto com a ajuda da comunidade e em meio a muitas dificuldades, o tão sonhado Hospital foi inaugurado no dia 24/03/1940, este com o propósito de atender a comunidade e região na prestação de serviços de internação, tratamentos médicos, fornecimento gratuito de medicações, acolhimento de necessitados enfermos, independentemente de raça, classe social, política ou religião.
A primeira administração do Hospital foi confiada as Irmãs Ursulinas, estas, administrarão a instituição até o ano de 1950, onde então retornaram a Europa confiando a administração da instituição as Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria.
As Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria, marcaram a história da instituição com inúmeras reformas, assistência integral a comunidade e muita dedicação até o ano de 2010, onde em tempos difíceis e cercadas pela legislação atual vigente resolveram entregar a administração do Hospital.
Desde então, a instituição foi administrada pelo Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (2010-2015), Hospital de Caridade de Santiago (2015-2017), Instituto de Saúde e Educação Vida (2017-2018) e de 2018 e atualmente é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social Integrado – IRDESI. O IRDESI veio a Jaguari para somar e hoje já somos o IRDESI de JAGUARI.
Jaguari é terra de gente honesta e trabalhadora, merece uma assistência á saúde de qualidade e transparência, é por isso que viemos trabalhando para garantir que a comunidade jaguariense volte a sonhar.
Neste dia 24 de março não poderíamos deixar de homenagear e reconhecer as Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria, pelos serviços prestados por muitos anos a Comunidade de Jaguari, que com muito amor atenderam milhares de pessoas e até os dias atuais trazem para dentro desta instituição uma palavra de carinho e fé aos enfermos. Á vocês o agradecimento especial de toda a Direção do IRDESI e dos funcionários do Hospital de Caridade de Jaguari.


