HCJ-IRDESI participa de reunião com a Coordenadoria do Samu /RS em Porto Alegre.

No dia 14 de março de 2019, a enfermeira Etiene Turchetti Della Flora, que é atualmente a responsável técnica pelo SAMU de Jaguari, compareceu na reunião realizada para todos os enfermeiros responsáveis técnicos de todas as bases do SAMU RS, realizada em Porto Alegre, na UFCSPA (Universidade Federal da Ciências da Saúde de Porto Alegre).

No primeiro momento, foram apresentados os responsáveis pela Coordenação do SAMU RS. Após foi entregue o novo regimento interno de enfermagem, sendo explanadas para todos os RTS as alterações que foram realizadas. Este regimento será de obrigatoriedade disponibilizar nas bases, ele é alterado à cada três anos ou conforme necessidade.

No decorrer da reunião enfatizaram a importância de manter a manutenção preventiva da ambulância em dia, assim como a responsabilidade do enfermeiro responsável técnico em fiscalizar sua equipe e o processo de trabalho.

Foram abordados os requisitos mínimos para trabalhar no SAMU, tanto para enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, assim como as capacitações realizadas com a equipe que deverão ser registradas na plataforma FORMSUS. Na oportunidade também foi abordado pela coordenação o novo curso de 200 horas, que será obrigatório para todos os RT.

A Coordenação enfocou as dificuldades que o serviço está enfrentando, enfatizando a falta de repasse de recursos pelo governo, assim como o número de profissionais médicos reguladores reduzidos, dificultando assim a demora em alguns casos para ser regulado cada atendimento. Houve um momento o público realizou vários questionamentos sobre o serviço, dificuldades, expectativas, e assim foi um momento de construção e troca de apoio entre a coordenadoria e os RTs.

Após foi entregue o novo smartphone para todos os RT de cada base do RS, sendo disponibilizado a nova versão do sistema SAPH. Realizou-se uma breve capacitação pela TRUE, abordando as novas alterações no sistema, o que foi incluso e a forma de trabalhar com essas novas alterações no sistema do smartphone.

A TRUE é uma empresa de tecnologia da informação especializada em soluções e sistemas informatizados para área da saúde e busca com esse novo sistema, otimizar a comunicação entre a central regulação e as equipes, registrar a sequência dos eventos de atendimentos, respaldar o servidor que presta o APH com comprometimento e responsabilidade e atender as demandas judiciais com a máxima exatidão.

A liberação do aparelho será em abril onde a equipe da TRUE (empresa desenvolvedora do software para o Smartphone utilizado pelo SAMU), irá disponibilizar vários vídeos de treinamento para cada RT capacitar suas equipes. Este aparelho é de suma importância para comunicação entre a base central e base local, viabilizando os atendimentos de forma ágil, eficaz e de qualidade.

Fonte: Gestão de Serviços

Exatus Soluções Estratégicas – exatusrs.com

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site