HUMANIZA SUS: VISITA ABERTA E DIREITO A ACOMPANHANTE-IRDESI JAGUARI/RS.

A Visita aberta e o Direito a acompanhante, é um dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH) que amplia o acesso dos visitantes às unidades de internação para garantir o elo entre o paciente, sua família, amigos, enfim, sua rede social e os serviços da rede de saúde. O acompanhante representa a rede social da pessoa internada e está com ela durante toda sua permanência nos ambientes de assistência à saúde.  

Devemos incluir a visita e o acompanhante como pontos essenciais para a concretização da Proposta do HumanizaSUS, que visa a Transversalidade (é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido), Indissociabilidade entre atenção e gestão (trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde), Protagonismo, Corresponsabilidade e Autonomia dos sujeitos e coletivos. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde. 

Visitas e acompanhantes fazem bem à saúde! São representantes legítimos da pessoa internada e ajudam na sua reabilitação. A presença de um visitante no ambiente hospitalar possibilita que a equipe de saúde capte dados do contexto de vida da pessoa internada e do momento existencial por ela vivido, possibilitando um diagnóstico abrangente. Ela auxilia ainda na identificação das necessidades da pessoa internada e, através das informações fornecidas pela família e amigos, a equipe de saúde pode elaborar e acompanhar com mais eficácia seu projeto terapêutico singular. 

A presença de visitantes/acompanhantes de forma mais constante no ambiente hospitalar traz a aproximação da comunidade a este ambiente, tornando a comunidade também responsável e coprodutora do cuidado, aumentando a autonomia dos membros da família quanto ao seu papel de cuidadores leigos. O acompanhante colabora na observação das alterações do quadro clínico e comunica-os a equipe. Além disso, esse dispositivo mantém a inserção social do doente durante sua internação, que pode perceber a participação dos familiares no tratamento, fortalecendo sua identidade e autoestima. 

De acordo com a carta dos direitos dos usuários em saúde, as crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos e mulheres gestantes, têm direito a acompanhamento durante todo o período de internação. Os demais usuários têm direito a visita diária de no mínimo duas horas durante as internações, com exceção para situações técnicas contra indicadas. A proposta da visita aberta é mais ousada e tem demonstrado ser possível. Hospitais têm ampliado seus horários de visita para até dez horas por dia, constatando que este dispositivo de inclusão traz novos padrões de comportamento, aumentando a solidariedade e o compromisso de todos para com o cuidado.

No Hospital Irdesi de Jaguari a visita aberta faz parte das ações de humanização já implementadas, o horário de visitação é das 9h até as 21h, proporcionando mais conforto para os pacientes e familiares.

Algumas orientações:

Todo paciente tem direito

De ser atendido com atenção e respeito por funcionários identificados por crachá visível e legível

Acompanhamento e visita por pessoas de livre escolha

Ter preservada a privacidade, horários de sono e repouso

Apoio religioso e/ou espiritual se assim desejar

 Ser orientado em suas solicitações

É proibido ao visitante

Acesso sem etiqueta de identificação

Sentar-se, deitar-se no leito do paciente ou alimentar-se das refeições dele

Fumar ou fazer uso de bebidas alcoólicas

Utilizar aparelhos sonoros sem acordo prévio com os demais pacientes

Regras básicas

Lave as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente. Assim você evita levar infecções ao ambiente hospitalar

Respeite o silêncio, a tranquilidade do ambiente e o andamento dos serviços

Utilize somente alimentos autorizados pela equipe

Use o bom senso na utilização de seu vestuário, para que não venha causar constrangimento aos demais usuários!

E em caso de dúvida, sempre pergunte!

Fonte: Gestão de Serviços – Exatus Soluções Estratégicas: exatusrs.com

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