A Visita aberta e o Direito a acompanhante, é um dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH) que amplia o acesso dos visitantes às unidades de internação para garantir o elo entre o paciente, sua família, amigos, enfim, sua rede social e os serviços da rede de saúde. O acompanhante representa a rede social da pessoa internada e está com ela durante toda sua permanência nos ambientes de assistência à saúde.
Devemos incluir a visita e o acompanhante como pontos essenciais para a concretização da Proposta do HumanizaSUS, que visa a Transversalidade (é reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido), Indissociabilidade entre atenção e gestão (trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde), Protagonismo, Corresponsabilidade e Autonomia dos sujeitos e coletivos. Um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
Visitas e acompanhantes fazem bem à saúde! São representantes legítimos da pessoa internada e ajudam na sua reabilitação. A presença de um visitante no ambiente hospitalar possibilita que a equipe de saúde capte dados do contexto de vida da pessoa internada e do momento existencial por ela vivido, possibilitando um diagnóstico abrangente. Ela auxilia ainda na identificação das necessidades da pessoa internada e, através das informações fornecidas pela família e amigos, a equipe de saúde pode elaborar e acompanhar com mais eficácia seu projeto terapêutico singular.
A presença de visitantes/acompanhantes de forma mais constante no ambiente hospitalar traz a aproximação da comunidade a este ambiente, tornando a comunidade também responsável e coprodutora do cuidado, aumentando a autonomia dos membros da família quanto ao seu papel de cuidadores leigos. O acompanhante colabora na observação das alterações do quadro clínico e comunica-os a equipe. Além disso, esse dispositivo mantém a inserção social do doente durante sua internação, que pode perceber a participação dos familiares no tratamento, fortalecendo sua identidade e autoestima.
De acordo com a carta dos direitos dos usuários em saúde, as crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos e mulheres gestantes, têm direito a acompanhamento durante todo o período de internação. Os demais usuários têm direito a visita diária de no mínimo duas horas durante as internações, com exceção para situações técnicas contra indicadas. A proposta da visita aberta é mais ousada e tem demonstrado ser possível. Hospitais têm ampliado seus horários de visita para até dez horas por dia, constatando que este dispositivo de inclusão traz novos padrões de comportamento, aumentando a solidariedade e o compromisso de todos para com o cuidado.
No Hospital Irdesi de Jaguari a visita aberta faz parte das ações de humanização já implementadas, o horário de visitação é das 9h até as 21h, proporcionando mais conforto para os pacientes e familiares.
Algumas orientações:
Todo paciente tem direito
De ser atendido com atenção e respeito por funcionários identificados por crachá visível e legível
Acompanhamento e visita por pessoas de livre escolha
Ter preservada a privacidade, horários de sono e repouso
Apoio religioso e/ou espiritual se assim desejar
Ser orientado em suas solicitações
É proibido ao visitante
Acesso sem etiqueta de identificação
Sentar-se, deitar-se no leito do paciente ou alimentar-se das refeições dele
Fumar ou fazer uso de bebidas alcoólicas
Utilizar aparelhos sonoros sem acordo prévio com os demais pacientes
Regras básicas
Lave as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente. Assim você evita levar infecções ao ambiente hospitalar
Respeite o silêncio, a tranquilidade do ambiente e o andamento dos serviços
Utilize somente alimentos autorizados pela equipe
Use o bom senso na utilização de seu vestuário, para que não venha causar constrangimento aos demais usuários!
E em caso de dúvida, sempre pergunte!
Fonte: Gestão de Serviços – Exatus Soluções Estratégicas: exatusrs.com