Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira 23/04/2018

1523642967330464A vacinação contra a gripe estará disponível em todos os postos de saúde do Estado a partir da próxima segunda-feira (23). O governo do Estado lança, nesta sexta-feira (20), às 10h, a campanha de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul. O ato ocorre no Salão Azul, do Palácio Piratini, e terá a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Saúde, Francisco Paz.

A imunização tem como público-alvo as pessoas que têm mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza: crianças, idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas, além de grupos específicos por suas condições (como trabalhadores da saúde, professores, indígenas aldeados e pessoas privadas de liberdade). Ao todo, são mais de 3,6 milhões de pessoas a quem a dose se destina, com meta de alcançar ao menos 90% delas. A ação está prevista até o dia 1º de junho, sendo o sábado 12 de maio o Dia D da campanha, quando os postos de vacinação estarão extraordinariamente abertos em todo o Estado.

Público alvo:

– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
– Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade;
– Gestantes;
– Puérperas (até 45 dias após o parto);
– Trabalhadores da saúde;
– Povos indígenas ;
– Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
– Professores das escolas públicas e privadas.

A vacina é segura, sendo produzida por vírus mortos e fragmentados, ou seja, não há o risco de causar gripe nas pessoas. Ela protege contra três tipos de gripe Influenza – A (H1N1), A (H3N2) e B – e precisa ser renovada a cada ano, ou seja, mesmo quem se vacinou ano passado deve retornar às Unidades Básicas de Saúde para receber a nova vacina.

Situação epidemiológica da gripe no RS

Mesmo antes do início do inverno, o Rio Grande do Sul já apresentou alguns casos confirmados de hospitalizações por gripe Influenza. Até o último informativo epidemiológico (com dados até 09/04) já haviam sido registrados sete casos no Estado. Desses, quatro foram do tipo A (H3N2), outros dois do tipo B e um do tipo A (H1N1). Não houve, até o momento, casos de óbitos por gripe.

Os registros estão abaixo dos registrados em 2017, quando no mesmo período já haviam sido confirmados 15 casos no total e um óbito. O ano passado (2017) fechou com 440 casos de Influenza, conforme descrição abaixo:

Influenza A (H1N1): 1 casos / zero óbitos
Influenza A (H3N2): 301 casos / 30 óbitos
Influenza A (não subtipado): 31 casos / 03 óbitos
Influenza B: 106 casos / 15 óbitos

 

FONTE: irdesi.org.br 

 

 

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site