Hospital de Jaguari adota Ponto Biométrico

Imagem: Fornecedor.

O Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ/IRDESI), pensando na segurança do trabalhador e seguindo orientações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou na última quinta-feira 19, palestra com técnico responsável pelo Ponto Eletrônico recentemente instalado na instituição. Na oportunidade, discutiu-se sobre a nova rotina de registro das jornadas de trabalho, bem como a importância do aparelho, além do esclarecimento de dúvidas quanto ao funcionamento.

A direção do IRDESI, ressaltou que conforme o art. 74, § 2º, da CLT, a responsabilidade e o ônus da fiscalização, bem como o controle da frequência do trabalhador é do empregador. Desta forma, um controle de ponto ineficiente, mediante leitura biométrica, além de dificultar a fiscalização do MTE, e resultar em autuações, prejudica que o cálculo e cômputo das contribuições com a previdência, imposto de renda e FGTS, sejam realizados de forma eficiente." Quem ganha é a instituição, os trabalhadores e a comunidade atendida pelo hospital", frisou a presidência do IRDESI. Ou seja, isso não só facilita a gestão de dados e controle, mas também fornece maior segurança tanto para a empresa quanto para o colaborador. Essa modalidade de controle evita a possibilidade de fraude ou alteração de informações referentes às jornadas de trabalho.

A medida faz parte de um conjunto de ações propostas pelo IRDESI, no Plano de Trabalho homologado pelo Poder Executivo Muncipal de Jaguari, com o intuito de qualificar a gestão do HCJ. 

FONTE: Assessoria IRDESI.

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site