Agosto Laranja: Mês de conscientização da Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica, progressiva e autoimune. Isso significa que, as células do nosso corpo atacam o próprio sistema nervoso, como se ele não pertencesse ao nosso organismo provocando lesões cerebrais e medulares.

Embora não se saiba exatamente as causas, estudos indicam que pode haver relações genéticas, o ambiente em que a pessoa vive e até mesmo o vírus como o da monocleose e o da herpes.

Mesmo não sabendo as causas precisamente o grupo de risco é formado por mulheres pois tem mais propensão de desenvolver a EM, com uma de taxa de 3 para 1. Ainda que possa acontecer em qualquer fase da vida, população que costuma a ser mais atingida ter entre 20 a 40 anos. A doença atinge mais as populações europeias, do sul do Canadá, norte dos Estados Unidos, Nova Zelândia e sudeste da Austrália, mesmo não sabendo ainda o porquê.

Formas da Esclerose Múltipla

A EM se manifesta em três formar diferentes:

  1. Esclerose Múltipla Remitente-Recorrente; é a forma mais comum da doença, cerca de 85% dos casos é caracterizada por Surto-Remissão, isto é, os sintomas acontecem refletindo em alguma parte do corpo por um período de tempo, que pode levar dias ou meses e volta ao normal, deixando ou não sequelas aos portadores. Os surtos podem ficar anos sem acontecer, período chamado de remissão.
  2. Esclerose Múltipla Primaria-progressiva: Uma forma mais evoluída, com ou sem remissão fazendo com que os portadores venham perdendo sua capacidade ao longo dos anos a partir do aparecimento da doença.
  3.  Esclerose Múltipla Segundaria-Progressiva: Forma que faz com que os pacientes evoluam de forma remitente- recorrente e piorem lenta e progressiva.

Na etapa inicial os sintomas costumam ser bem sutis e quase sempre desamparem na primeira semana. Devido aos primeiros sintomas serem leves e passageiros muitos pacientes passam anos sem diagnóstico nem tratamento. Os sintomas são diferentes para cada paciente, porém os mais frequentes são os sensitivos motores, seguidos dos visuais (como visão dupla) e tremores.  Entre os sintomas sensitivos o mais frequente é o é a perda sensibilidade de nos membros inferiores ou em todo o corpo. Já os motores incluem fraqueza dificuldade para escrever ou correr. É neste momento que o médico dever ser procurado pela primeira vez.

CONFIRA ALGUNS DOS SINTOMAS MAIS COMUNS DA ESCLEROSE MÚLTIPLA, E EM CASOS DE SUPSEITA DA DOENÇA, PROCURE IMEDIATAMENTE UM NEUROLOGISTA:

Estes sintomas podem variar de acordo com o tempo e evolução da doença, e é por isso que é tão importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curem a doença, mas existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os portadores da doença a se manterem produtivos e confortáveis. A esclerose múltipla não tem cura, porém pode ser controlada e o tratamento se constitui principalmente no manejo de crises, controle de sintomas e em segurar a progressão da doença.

Para as pessoas que são diagnosticadas com EM, e para quem convive com o paciente, receber e aceitar o diagnóstico é um passo importante. A recomendação é buscar informações para ter uma vida com a maior qualidade possível. 

Fonte: Ministério da Saúde, Hospital Albert Einstein, Câmara Municipal de Cambará, Sanofi e  AMAFRESP.

Gestação, lactação e o Covid-19: O que é importante saber

As mulheres vivenciam a gestantes e o covid (1)gravidez e a maternidade de várias formas, tanto do ponto de vista físico quanto emocional. Apesar das imagens demonstrarem mães contentes e alegres com a gestação, para muitas não é um período muito agradável, seja pelos enjoos, mudanças de humor, cargas hormonais, etc. Independentemente da forma, o parto pode ser doloroso e exigir tempo para a recuperação, além de que nos primeiros dias após o nascimento do bebê, muitas mães experimentam momentos de medo, insegurança, culpa e cansaço.

Tudo isso é normal, visto que essa fase traz muitas mudanças físicas, emocionais, adaptações e as expectativas que variam de mulher para mulher, e até mesmo de uma gravidez para outra. Contudo, diante do contexto da Pandemia de Covid-19 (jamais vivenciado), as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias) passaram a enfrentar um problema adicional: o temor de contrair e/ou infectar durante a gestação e lactação para seu bebê uma doença potencialmente grave, sobre a qual ainda pouco se sabe.

Para conseguir manter a tranquilidade e a segurança, vejamos o que a ciência já sabe sobre gravidez, puerpério, amamentação e os riscos para a mãe e o bebê durante a Pandemia da Covid-19.

As gestantes correm mais risco de contrair a Covid-19?

Até o presente momento não possui relatos, de que as gestantes e lactantes estejam mais suscetíveis, porém durante a gestação existem determinadas alterações naturais do organismo que podem favorecer a diminuição da imunidade, e por esta razão as gestantes devem ter mais cuidado e não se colocarem em situações que eventualmente possam trazer riscos.

Os recém-nascidos são mais suscetíveis a se infectar com Covid-19?

Não há relatos de serem mais suscetíveis. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), chama a atenção para poucos casos sintomáticos entre lactantes, crianças e adolescentes.

Grávidas precisam tomar algum cuidado especial com relação à doença?

As gestantes necessitam ter as mesmas cautelas para evitar a infecção pela Covid-19 que as outras pessoas, entre as quais:

  • Lavar as mãos com álcool em gel ou água e sabão;
  • Manter um espaço de distanciamento seguro em relação às demais pessoas;
  • Evitar tocar os olhos nariz e boca;
  • Praticar a etiqueta respiratória, cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou lenço quando for tossir ou espirrar e em seguida descartar o lenço utilizado;
  • Em casos de febre, tosse ou dificuldade para respirar, procurar logo a assistência médica. Nesses casos, é importante contatar a unidade de saúde antes de se dirigir ao local, bem como seguir as instruções da autoridade sanitária local;
  • As gestantes e as puérperas, incluindo aquelas afetas pelo Covid-19 devem seguir com suas rotinas de acompanhamento médico.

 

Caso a grávida contraia a doença, os sintomas serão os mesmos ou tem algum sintoma diferente?

Os mesmos sintomas são observados nas grávidas. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o espectro clínico da infecção pelo vírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até mesmo uma pneumonia severa. No entanto, neste novo corona vírus não está estabelecido completamente o espectro, necessitando de mais investigações e tempo para caracterização da doença. Segundo os dados mais atuais, os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios. O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar.

A Covid-19 pode ser transmitida da mulher para seu bebê ainda por nascer ou recém-nascido?

Ainda não se tem confirmação de que a gestante com Covid-19 possa transmitir o vírus para o feto ou bebê durante a gravidez ou o parto. O vírus ainda não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou leite materno.

As gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19 devem necessariamente serem submetidas ao parto cesariano?

Não, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o parto cesariano deva ser utilizado apenas em casos clinicamente justificados. O modo do parto deve ser individualizado e a baseado nas preferências das mulheres juntamente com as indicações obstétricas.

As mulheres infectadas pela Covid-19 podem amamentar?

Sim. As mulheres com COVID-19 podem amamentar, sempre adotando as medidas preventivas:

  • Praticar a etiqueta respiratória durante a amamentação, usando máscara quando disponível;
  • Lavar as mãos antes e o tocar o bebê;
  • Rotineiramente limpar e desinfetar superfícies que tenham sido tocadas.

 

Tenho Covid-19 e me sinto muito debilitada para amamentar meu bebê diretamente, o que posso fazer?

Ao sentir-se muito debilitada para amamentar o bebê devido a Covid-19, ou outras complicações, a mulher deve obter apoio para fornecer leite materno ao bebê de modo que seja possível, disponível e aceitável em cada caso. Isso inclui:

  • Extração de Leite;
  • Relactação;
  • Doação de leite humano.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), traduzido pela SE/UNA-SUS: Ministério da Saúde-Fiocruz: Dr. Dráuzio Varella.

Hospital de Caridade de Jaguari abre 25 leitos de retaguarda para pacientes Covid-19 com a regulação de acesso da 4ª Coordenadoria de Saúde de Santa Maria.

Devido ao alto crescimento de casos do Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul, a direção do IRDESI que atualmente faz a gestão do Hospital de Caridade de Jaguari(HCJ), recebeu nesta última quarta-feira (03/03), insumos e equipamentos destinados ao enfrenatmento do vírus, por parte do Governo Estadual. Foram disponibilizados 2 respiradores para leito semi intensivos, além de aventais, toucas, pro-pés, luvas e máscaras descartáveis e N95.

A viabilidade desta ação foi desenvolvida em parceria entre a direção do IRDESI representada pelo Sr. Raife Cardoso, o Enfermeiro Responsável Técnico Fabio Piazer Franco, com o apoio da Administração Municipal de Jaguari, através dos Secretários Municipais o Sr. Cristian Mello Lencini e Sra. Naiana Guerra Baccin.

Desta forma viabilizou-se 25 leitos para atendimento de pacientes com o Covid-19 e mantidos 27 leitos clínicos para assistência a pacientes das demais demandas atendidas no hospital. Assim a organização pretende garantir que o município de Jaguari possa ter leitos para atender a demanda local e da região da 4ª Coordenadoria de Saúde de Santa Maria, ficando também a disposição de outras regiões do estado, caso haja necessidade de leitos.

Neste momento em que o Brasil e o mundo vivem a pandemia do coronavírus, as organizações, e a sociedade em geral precisam se unir em solidariedade, fazendo cada um a sua parte em fortalecimento ao combate contra o vírus e assim desenvolvendo ações em prol de salvar vidas.

Fonte: Acessória e Gestão do Irdesi.

Dezembro Laranja: Campanha de Prevenção do Câncer de Pele

Design sem nome (1)Depois do outubro rosa e do novembro Azul, continuamos mobilizando ações em prol da saúde coletiva. Chegou a hora do dezembro laranja, mês alusivo ao combate  do câncer de pele.

O Câncer de pele (CA) é o mais comum no Brasil e no mundo, ele representa quase 30% de todos os tipos de doenças. O Instituto Nacional do (INCA) estima que 185.380 novos casos de câncer de pele meloma e não meloma no Brasil por ano triênio 2020/2022, sendo 87.970 em homens e 97.410 em mulheres.

O CA de pele uma doença que ocorre devido ao crescimento anormal e descontrolado das células que constitui a pele, cuja tipologia pode variar de acordo com a camada e célula afetada. Os mais comuns são o carcinoma basocelular, o carcinoma epidermóide e os melomas. O carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide são intitulados como câncer de pele não meloma, sendo o tipo mais frequente na população. Já o meloma é menos frequente e mais agressivo. 

Quais são os principais fatores de risco para desenvolver o câncer de pele?

– Histórico familiar;

-Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos;

– Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;

– Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência;

Sendo mais comum em pessoas acima dos 40 anos e raro em criança, negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas.

O Sol é fundamental para a saúde, porém é preciso ter cuidado com o excesso.

Prevenção CP

-Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

-Procurar lugares com sombra;

-Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;

-Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar, com fator de proteção 15, no mínimo.

-Usar filtro solar próprio para os lábios;

Usar filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege durante longos períodos. É necessário reaplica-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo com filtros solares “a prova da água” deve ser reaplicado.

Tipos de Câncer de Pele:

Carcinoma Basocelular (CBC); é o que mais prevalece dente de todos os tipos. Manifesta-se nas camadas superiores da pele e tem baixa letalidade e caracteriza-se por uma lesão (ferida ou nódulo) e possui evolução lenta.

O Carcinoma Espinocelular (CEC) é o segundo que mais se manifesta atingindo as células da camada superior da pele. Pode surgir por meio de uma ferida ou sobre uma cicatriz, principalmente aquelas decorrentes de queimadura. A maior gravidade do Carcinoma Epidermóide se deve à possibilidade de apresentar metástase (espalhar-se para outros órgãos).

Já o Meloma é o menos frequente entre os tipos de câncer de pele, mas tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Ainda assim, se a doença for diagnosticada precocemente, há até 90% de chances de cura. Essa tipologia de CA tem aparência de uma pinta ou de um sinal da pele, em tons acastanhados ou enegrecidos, podendo mudar de cor e formato. Por essa razão, é importante observar a pele e procurar o dermatologista no mais rápido possível, caso identificada alguma lesão suspeita.

Sintomas;

O Câncer de pele pode apresentar pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Conhecer bem a própria pele e saber em quais áreas existem pintas, faz toda a diferença na detecção de qualquer irregularidade. Apenas um exame clínico feito por médico especializado ou uma biopsia, podem diagnosticar o câncer de pele, mas é importante estar sempre alerta para os seguintes sintomas:

– Lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translucida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;

– Pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

– Mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramentos;

Na sequência apresenta-se a metodologia indicada pelos dermatologistas para reconhecimento das manifestações de três tipos de câncer de pele mais frequentes, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e Meloma. Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, bastar seguir regras ABCDE. Ao identificar sinais suspeitos, recomenda-se consulta com médico dermatologista. Nenhum exame ou diagnóstico caseiro substitui a avaliação médica.

cancer_evolucao

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tratamentos

Todos os casos de câncer devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, visto que estes também podem provocar lesões multilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo, causando sofrimento aos pacientes. Felizmente há diversas opções de tratamento do Câncer de pele não-meloma.  A modalidade escolhida varia conforme o tipo e extensão da doença, mas normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelular ou espinocelular pode ser tratado com procedimentos simples. Os procedimentos mais utilizados são: cirurgia excisional, curetagem e eletro dissecção, crio cirurgia, cirurgia a laser, cirurgia micro gráfica de Mohs  e Terapia Fotodinâmica.

Fonte: Ministério da saúde; Instituto Nacional do Câncer; Sociedade Brasileira de Dermatologia; e, Instituto Oncoguia.

Você sabia que no Brasil MORREM 42 Homens por dia, em decorrência do Câncer de Próstata?

Captura de tela 2020-11-16 110307

Depois de o Outubro Rosa alertar as mulheres para os perigos do câncer de mama, o Novembro Azul chega para informar os homens da importância da prevenção ao câncer de próstata.

  • A próstata é uma glândula que se localiza na região pélvica do homem, apresentando um formato semelhante à uma noz (15gr) e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto.
  • Quando identificada precocemente, o câncer pode ser tratado impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos, bem como aumentando as chances de cura, chegam à 90%.
  • O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens e em relação à incidência, no Brasil, ele é o segundo mais comum entre eles.
  • O país terá 65.840 novos casos da doença, para cada ano do triênio 2020-2022 este número corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
  • Após os 45 anos de idade, é indicado ir ao médico regularmente, principalmente homens afro-brasileiros e homens com um parente de primeiro grau (pai ou irmão) diagnosticado com câncer de próstata, visto que se encontram na zona de alto risco.
  • Segundo o Instituto Oncoguia, 1 a cada 9 homens serão diagnosticados com CP durante a vida.
  • Estudos da Sociedade Americana de Câncer mostrou que homens com sobrepeso ou obesos têm maior risco de desenvolver o Câncer e que é mais provável de ser fatal. A mesma pesquisa ainda revela que homens que ingerem muitos laticínios e cálcio tem chances maiores de desenvolver a doença.
  • O principal obstáculo na prevenção e detecção desse tumor, e outros que afetam os homens, é a falta de informação. Uma pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), encomendada pela Data Folha, mostrou que 21% do público masculino acredita que o exame de toque retal “não é coisa de homem” e ainda aqueles com 60 anos (grupo de risco), 38% disseram não achar o procedimento relevante.
  • Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
  • O CP pode ser identificado com a combinação de dois exames o PSA que avalia a quantidade de antígeno prostático especifico e o de toque retal é um exame que permite ao médico apalpar a próstata e perceber se há nódulos (Caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença).
  • Os tratamentos oferecidos dependem do estágio da doença, podem ser incluídos cirurgia, radioterapia, criocirurgia, horminioterapia, imunoterapia, quimioterapia, porém a escolha deve ser individualizada e definida após o médico e paciente discutirem os riscos e benéficos de cada uma delas.

Fonte: Inca, Portal Hospitais do Brasil, Instituto Oncoguia, Sociedade Americana de Câncer, Sociedade Brasileira de Urologia.

Você sabe como funciona o exame de Ultrassom de Abdômen Total?

ultrassom

A Ultrassonografia do Abdome Total também conhecido por ultrassonografia (USG) é um exame utilizado para avaliar o abdômen de uma forma mais ampla, essa modalidade permite examinar órgãos e estruturas sólidas do interior do abdômen como fígado, vesícula, pâncreas, bexiga, baço, rins, além da parte retroperitônio.

Para que serve?

Ele serve para ajudar a diagnosticar das seguintes doenças:

  • Cistos e tumores na bexiga;
  • Cálculos nos rins e vesícula;
  • Inflamações graves em órgãos, como apendicite;
  • Câncer e outras doenças de próstata;
  • Bloqueios e alterações circulatórias em veias e artérias;
  • Lesões e inflamações em tecidos dos órgãos abdominais;
  • Alterações importantes no tamanho e volume de órgãos;
  • Massas e tumores no peritônio;

Como é o princípio de funcionamento?

O princípio do seu funcionamento baseia-se no sonar usado em navios. Quando uma onda sonora atinge um objeto ela volta ou ecoa. Ao medir essas ondas eco, é possível determinar a distância em que o objeto está, bem como o tamanho, forma e consistência (se sólido, ou cheio de fluído). Na medicina é usado para detectar alterações na aparência, tamanho, contorno dos órgãos, tecidos vasos ou para detectar massas anormais como tumores.

Em um exame de Ultrassonografia abdômen total, um transdutor envia as ondas sonoras para o corpo e recebe as que ecoam, quando o transdutor é pressionado contra a pele, ele direciona pequenos pulsos de ondas sonoras inaudíveis e de alta frequência para o corpo. A medida que as ondas sonoras saltam dos órgãos internos fluidos e tecidos, receptores sensíveis no transdutor registra pequenas mudanças no tom e na direção do som, essas ondas são instantaneamente medidas e exibidas em um computador, que por sua vez cria uma imagem em tempo real no monitor. Um ou mais quadros de imagens em movimento são tipicamente capturados como imagens estáticas ou loops de vídeo também pode ser salvo.

Como o Procedimento é Executado?

É simples, o paciente retira todos os acessórios que possam interferir o exame, veste um avental, deita-se na maca de barriga para cima com apenas a região do abdômen exposto. O profissional aplica o gel específico e assim inicia o exame deslizando o transdutor para a captura das imagens que já são visualizadas na tela do computador em tempo real.

Como devo me preparar?

É indicado beber 6 copos de água, fazer jejum de 8 horas antes do exame e a refeição do sai anterior deve ser leve, preferindo-se evitar tomar bebidas gasosas, leite, frutas ácidas e comidas gordurosas.

Além disso é recomendado a critério médico tomar 25 gotas de Luftal de 8 em 8 horas, 24 horas do exame.

Qual a sensação após o procedimento?

O exame é indolor e facilmente tolerado, geralmente tem a duração média de 30 minutos. Quando estiver concluído, o paciente estará autorizado a se vestir e aguardar as imagens serem revisadas e em seguida será liberado para retomar suas atividades normalmente.

Quais são os Benefícios e os Riscos?

BENEFICIOS:

  • A maioria dos exames de Ultrassom não é invasivo (com agulhas ou injeções).
  • Ocasionalmente, o exame pode ser temporariamente desconfortável, mas não é doloroso.
  • É amplamente disponível, fácil de encontrar e menos caro que os outros métodos de imagem.
  • O Ultrassom Abdominal total é extremamente seguro e não utiliza radiação ionizante;
  • Dá uma imagem clara dos tecidos moles que não aparecem bem nas imagens de raio-x;
  • Fornece imagens em tempo real, tornando-se uma boa ferramenta para orientar procedimentos minimamente invasivos, como biopsia por agulha e aspiração de fluidos.

RISCOS:

  • Para ultrassons diagnósticos padrão, não há efeitos prejudiciais conhecidos em humanos.

Limitações do Ultrassom de abdômen total

As ondas do ultrassom são interrompidas por ar ou gás, portanto ele não é a uma técnica de imagem ideal para intestino com ar ou órgãos escurecidos. Na maioria dos casos se recomenda outros exames como de bário, tomografia computadorizada, ressonância magnética.

Fontes: Instituto de Medicina Avançada, Tua Saúde, CEU diagnóstico, EIGER Diagnósticos, Sonimage.

Você sabia que no Brasil mais de 3,8 milhões de mulheres entre 50 a 69 anos, NUNCA fizeram o exame de mamografia?

Que tal dar uma olha nessas informações que separamos para vocês?

  • O diagnóstico precoce ainda é o melhor aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama.
  • Quando identificado precocemente, o câncer pode ser tratado, impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos, bem como aumentando as chances de cura que chegam à 95%.
  • A prática regular de atividade física reduz 12% a chance de ter câncer.
  • Uma a cada 12 mulheres receberá o diagnóstico de câncer durante a vida.
  • A região norte do Brasil tem a maior taxa de câncer de mama, sendo 37,8 %.
  • A região sudeste do pais tem a menor taxa, sendo 11,9%.
  • No Rio Grande do Sul, são 20 óbitos a cada 100 mil mulheres.
  • O câncer de mama é a quinta principal causa de morte por CA: foram 16 mil óbitos apenas no ano de 2018.
  • No ano de 2018 foram tratados mais de 10 milhões de pacientes no Brasil.
  • 5% a 10% dos casos estão associados a hereditariedade, ou seja, podem ser transmitidos de pais para filhos.
  • O câncer de mama também pode ocorrer em homens, porém é mais raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
  • Cerca de 60% a 80% do total de casos, estão relacionados aos hormônios femininos.
  • Mais de 40 mil mulheres recebem, anualmente, o diagnóstico de câncer de mama no Brasil.
  • 50% a 80% das pacientes são diagnosticadas com a doença já em fase avançada, o que prejudica o tratamento eficaz.
  • O congelamento de óvulos também é indicado para mulheres que desejam postergar a gravidez, ou quando ainda não decidiram sobre gestações futuras.
  • A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.
  • Pesquisa Norueguesa revelou que as mulheres que fumaram 10 cigarros por dia, durante 20 anos ou mais, têm três vezes mais risco de desenvolver câncer mais invasivo.
  • A mesma pesquisa também revelou que as mulheres que começam a fumar com 15 anos, têm quase 50 % de chances de desenvolver tumor.

Fonte: INCA, Ministério da Saúde, Portal dos Hospitais Brasil, Roche.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA LIVE SOLIDÁRIA EM PROL DO HOSPITAL DE JAGUARI

001Na manhã de hoje (17/06), o Coordenador Técnico Assistencial do Irdesi, Enfermeiro Fábio Franco e a Coordenadora de Administração Natacha Netto, recepcionaram no Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ), a equipe de organizadores da Live Solidária em prol da instituição, realizada no último sábado (13/06). Na oportunidade os representantes das entidades promotoras formalizaram a entrega dos alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza e insumos. Já as doações em dinheiro, serão revertidas em equipamentos hospitalares, patrimonializados para o Município de Jaguari, e a compra desses itens será realizada diretamente pelo LIONS Clube. A íntegra da prestação de contas elaborada pelas entidades promotoras do evento pode ser acessada no link abaixo.

Em nome da equipe do HCJ e da comunidade jaguariense, a direção do Irdesi registra sua gratidão ao grupo de entidades promotoras e apoiadores da Live: LIONS Clube de Jaguari, Sr. Mairon Machado Guerra; Clube União, Sr. Darzoni Crivellaro; Buffet da Susana, Sra. Susana Pinto; Douglas Eventos, Sr. Douglas Pinto; Bolinha Produções, Sr. Pablo Pinto; Dj Paulo Garcez, Sr. Paulo Garcez; Jornal Expresso Ilustrado, Sr. Felipe Domingos;e, Rádio Jaguari, Sr. Marlon Bertoncello. Nossa gratidão também ao público local, regional e até mesmo de outros estados brasileiros que acompanharam a Live, interagiram constantemente e tornaram o evento um verdadeiro sucesso.

Em meio à tantas dificuldades pelas quais a sociedade como um todo está passando, em especial a área da saúde, ressalta a Presidente do Irdesi, Cátia Sparenberger, que “ações como essas nos fortalecem enquanto instituição, para que juntos possamos superar esse momento difícil, pois o Hospital é da comunidade, o que torna indispensável essa união em prol de um só objetivo".

Na oportunidade a Presidente ainda ressaltou que os novos equipamentos adquiridos para o HCJ, conforme divulgado na data de ontem (16/06), serão patrimonializado para o município de Jaguari, “são bens do HCJ, da comunidade de Jaguari e em Jaguari vão ficar”. A íntegra da matéria em questão foi publicada no site do Irdesi, www.irdesi.org.br, onde constam maiores detalhes sobre os equipamentos adquiridos para o Hospital.

Íntegra da Prestação de Contas da Live Solidária: CLIQUE AQUI

Créditos das imagens: Felipe Domingos – Jornal Expresso Ilustrado.

Elaboração da Matéria: Assessoria de Comunicação – Irdesi.

HOSPITAL DE JAGUARI RECEBERÁ NOVOS EQUIPAMENTOS NOS PRÓXIMOS DIAS

010Nesta terça-feira 16/06, a Presidente do Irdesi emitiu 4 ordens de fornecimento às empresas vencedoras da Cotação Prévia de Preços nº 01/2020, conduzida em razão do Convênio União – Ministério da Saúde nº 889832/2019. De acordo com a direção da instituição, o Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ) será beneficiado com a aquisição de 01 aparelho de ultrassonografia; 01 digitalizador de imagens de Raio-x e Mamografia (CR); 15 camas hospitalares com colchão, tipo fawler; 15 poltronas reclináveis; e, 15 armários em aço. Todos os itens são novos e o recurso utilizado na aquisição provém de emendas parlamentares, sendo R$ 100.000,00 de indicação do Senador Lasier Costa Martins (Podemos) e R$ 200.000,00 do Senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), além de contar com contrapartida do Poder Executivo de Jaguari.

Para aquisição dos referidos equipamentos, o Convênio firmado entre o Irdesi e o Ministério da Saúde previa valor total de R$ 392.250,00, dos quais R$ 92.250,00 referiam-se à contrapartida do Poder Executivo Municipal de Jaguari. Entretanto, com a realização de Cotação de Preços nos moldes da Portaria Interministerial nº 424 de 30 de dezembro de 2016 e Lei 8.666/1993, foi possível obter um número significativo de empresas proponentes, logo ampla disputa de preços entre os fornecedores, resultando que a compra de todos os itens fechou em R$ 295.025,00. Embora o Convênio com o Governo Federal não permita remanejo do recurso economizado para outros investimentos, a Presidente do Irdesi, Cátia Sparenberger, destaca a seriedade e transparência da instituição no trato dos recursos públicos. Ademais, o Município de Jaguari também economizou R$ 22.860,12, apenas nesse convênio, em razão da redução da contrapartida. Enfatiza a presidente que “se todas as instituições privadas gestoras de serviços de saúde adotassem o mesmo procedimento, reduzir-se-ia significativamente a falta de recursos para financiamento do SUS”, finalizou.

Mesmo com a economia de recursos, os equipamentos adquiridos são de alta tecnologia, destacando-se o moderno Aparelho Ultrassom Diagnóstico Gineco/Obstetrícia doppler colorido e de exames básicos (urologia, abdômen, cardíaco, vascular, pequenas partes, MSQ, Pediátrico) que será fornecido pela Fabricante/Marca SAMSUNG. Por sua vez, o Digitalizador CR, permitirá a emissão de laudos pelo Médico Radiologista em questão de minutos, pois a transmissão da imagem passará a ser via internet, dispensando a prévia revelação e envio das chapas por malote. Todos os equipamentos serão patrimonializado para o município de Jaguari, e não ficarão de posse do Irdesi, quando da rescisão do Contrato de Administração do HCJ.

Fonte: Irdesi.

Imagem meramente ilustrativa.

 

SICREDI VALE DO JAGUARI E ZONA DA MATA RS/MG, DESTINA RECURSOS PARA O HOSPITAL DE JAGUARI

No último mês de abril, o Irdesi/Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ), obteve a confirmação da destinação de recursos por parte do Sicredi Vale do Jaguari e Zona da Mata RS/MG, destinados às ações de combate e prevenção do Coronavírus no âmbito do HCJ, em benefício não só das equipes de profissionais, mas também dos pacientes e familiares, portanto da comunidade local e regional como um todo.

O recurso é oriundo do Fundo Social 2020, destinado pelo Sicredi aos hospitais e unidades de saúde da região. A verba está sendo utilizada na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e equipamentos de proteção coletiva (EPC’s), que se tornaram necessários diante do risco biológico extraordinário, decorrente do Covid-19

De acordo com a direção do Irdesi/HCJ, a doação é de suma importância, uma vez que se vive um período delicado na saúde pública e privada, em que todo o esforço em prol de medidas de combate e prevenção do novo Coronavírus fazem a diferença. Entre outras ações realizadas com o recurso, está a confecção de novos uniformes para os profissionais das áreas de enfermagem e higienização, com identificação própria: azul para enfermeiros; verde para técnicos de enfermagem; e, cinza para equipe de higienização. Também foram adquiridos novos calçados de segurança para as equipes de enfermagem, bem como dos setores de higienização, cozinha, copa e lavanderia.

A verba está sendo repassada de forma gradativa pelo Sicredi e diretamente aos fornecedores dos produtos e equipamentos adquiridos pela instituição. Em nome da equipe de trabalhadores e comunidade jaguariense, a direção do Irdesi expressa sua gratidão ao Sicredi e equipe diretiva envolvida nesta ação.

Fonte: Gestão de serviços Irdesi, e Exatus Soluções Estratégicas.