IRDESI-Jaguari e 4ª CRS de Santa Maria discutem Regionalização dos Partos

No último dia 27 de fevereiro de 2019, o Diretor Executivo do Instituto Regional de Desenvolvimento Social Integrado (IRDESI) Sr. Raife Cardoso em conjunto com o Gerente de Serviços Sr. Leonardo Linke participaram em encontro da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 4° Coordenadoria Regional de Saúde situada no município de Santa Maria, comissão essa que, compõem os secretários municipais de saúde e servidores alocados nesta CRS.

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é um colegiado no qual participam as Secretarias Municipais de Saúde, de uma dada região, e a Secretaria de Estado de Saúde, cujo objetivo é promover a gestão colaborativa no setor saúde do estado. As Comissões Intergestores Regionais (CIR) são fóruns criados a partir do Decreto nº 7508 de junho de 2011, em substituição aos Colegiados de Gestão Regional, oriundos do Pacto pela Saúde. A CIR é um ambiente de debate e negociação que promove a gestão colaborativa na saúde. Caracteriza-se como um espaço de governança regional.

Conforme a RESOLUÇÃO Nº 206/17 – CIB / RS A Regionalização dos Partos vem com o intuito de organizar a Rede de Atenção ao Parto e Nascimento de forma regionalizada, no Estado do Rio Grande do Sul. Sendo assim dar-se-á a partir da redefinição das referências de Atenção ao Parto de Risco Habitual no Sistema Único de Saúde-SUS, do Estado.

De acordo com o Art.2 Parágrafo Único – O mapa de vinculação e o quadro demonstrativo dos serviços de referência da Rede de Atenção ao Parto e Nascimento serão disponibilizados após a pactuação nas respectivas Instâncias Intergestores.

Também resolve conforme Art. 3º –  que a operacionalização e a organização da Rede de Atenção ao Parto e Nascimento, visa promover a integralidade e a equidade no acesso das gestantes aos serviços de Atenção Hospitalar habilitados para este fim.

O hospital representado então por seu Diretor Executivo e Gerente de Serviços realiza uma apresentação breve sobre o histórico do Hospital de Caridade de Jaguari, desde a sua inauguração, sobre as dificuldades enfrentadas ao longo do tempo e também as administrações que passaram pela mesma. Posteriormente foi apresentado aos Secretários presentes a Instituição que atualmente faz a gestão do hospital o IRDESI, desde sua história na prestação de serviços SUS e missão.

Já sobre o Hospital de Caridade de Jaguari – IRDESI, explanou-se sobre o projeto de implantação da Unidade de Cuidados Continuados Integrados – CCI, projeto que no Rio Grande do Sul o HCJ – IRDESI e demais mudanças positivas no hospital. Posteriormente foram apresentados dados fornecidos pela 4° CRS sobre a regionalização dos partos bem como a proposta de SERVIÇO INTEGRADO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL (SIAEA) EM GINECOLOGIA conforme a Resolução Nº 412/13 – CIB / RS. Raife Cardoso comenta sobre o momento atual do HCJ – IRDESI e coloca o hospital a disposição das demandas regionais e estaduais e que com o apoio do Município de Jaguari vem buscando potencializar a oferta de serviço ao SUS e que as parcerias público-privado são de extrema importância para o avanço e melhoria continua na prestação de serviço ao Sistema Único de Saúde.

Fonte: Gestão de Serviços

Exatus Soluções Estratégicas (www.exatusrs.com)

 

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site