IRDESI Jaguari assina contrato com o Sistema Único de Saúde (SUS)

O Instituto Riograndense de Desenvolvimento Social Integrado de Saldanha Marinho – Irdesi Jaguari e o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Estadual da Saúde (SES/RS), celebram, no último mês, contrato para a execução de serviços hospitalares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Contrato n° 071/2019, que regula a prestação de serviços do Irdesi de Jaguari ao SUS, passou a ter vigência no último dia 08 de abril de 2019, quando ocorreu a publicação do Diário Oficial do Estado (ver publicação aqui).

O novo Contrato representa um avanço significativo para o Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ), pois assegura o atendimento aos pacientes do SUS, com incremento de recursos oriundos do Governo Estadual, o que demonstra haver uma acreditação do ente estadual, na gestão desenvolvida pelo Irdesi junto a instituição. O Poder Executivo Municipal de Jaguari, permanece, contudo, participando com o maior volume de recursos destinados o HCJ, sendo o principal parceiro do projeto iniciado em julho de 2018, bem como mantenedor da instituição.

O rol de serviços abrangidos pelo Contrato n° 071/2019, incluem entendimentos hospitalares, ambulatoriais e de diagnósticos, destacando-se:

•          Internações Clínicas;

•          Exames de Análises Clínicas;

•          Eletrocardiograma;

•          Consultas de nível superior;

•          Consultas Médicas;

•          Atendimentos de Urgência;

•          Imobilização Provisória;

•          Curativos;

•          Pequenas Cirurgias Ambulatoriais.

Desde que assumiu a gestão do Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ), em Julho de 2018, o IRDESI vem buscando atuar em consonância com a legislação sanitária vigente. Entre as ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2018, destaca-se a regularização da instituição juntos aos órgão de regulação e controle. Ocorre que haviam diversas pendências administrativas e jurídicas, sendo mais grave o fato de que Hospital estava com os alvarás e licenças com os conselhos de classe desatualizados (CREMERS, COREN, CRF, CRN entre outros).

O alvará junto à Vigilância Sanitária do Estado do Rio Grande do Sul, também estava vencido e haviam uma série de apontamentos e irregularidades pendentes de saneamento.

Essa precária situação da instituição, impediam que as negociações com o Estado do Rio Grande do Sul avançassem, visto que são itens obrigatórios para celebração dos contratos de prestação de serviços no âmbito do SUS, vencido desde o ano 2017.

A partir de agora, o HCJ prospecta um nova fase em sua história. Com isso, o Irdesi espera poder contar cada vez mais com o apoio da comunidade jaguariense, evitando-se que o projeto de desenvolvimento seja interrompido e a instituição padeça com o retrocesso, o que traria prejuízos à coletividade.

Fonte: Gestão de Serviços – Exatus Soluções Estratégicas. exatusrs.com

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site