HOSPITAL JAGUARI E EMATER FIRMAM PARCERIA PARA AMPLIAÇÃO E MANEJO DA HORTA

A Responsável pelo Emater de Jaguari Sra. Fabricia Tadia e a estagiária Sra. Lubia da Rocha, estiveram em visita a horta do Hospital de Jaguari (HCJ) na última quinta-feira (22/08), para conferir o cultivo de verduras e legumes que vem sendo realizado atualmente. O Irdesi, instituição que está no segundo ano de gestão do HCJ pretende realizar ampliação do cultivo da horta visando fornecimento de verduras e legumes para a cozinha hospitalar. Para isso, a instituição contará com o apoio técnico da Emater.

Em reunião entre a Sra. Fabricia da Emater e a Coordenadora de Administração do HCJ, Sra. Natacha Netto, ficou acertado que para execução da ampliação incialmente serão coletadas amostras para análise de solo da horta, visando identificar a necessidade de correções e melhor preparo da terra para o cultivo.

Será feito um minhocário que trará diversos benefícios, dentre os quais o reaproveitamento do lixo decorrente de restos de alimentos e da emissões de gases geradores do efeito estufa, produzindo-se assim um rico composto orgânico.

O objetivo é cultivar batata inglesa, batata doce, mandioca, beterraba, cenoura, cebola, tomate, pimentão-verde, mamão, repolho, moranga, alho, abobrinha, brócolis, couve-flor e couve-folha, entre outros alimentos. A parceria com a Emater é de extrema importância para o dimensionamento da horta, além do planejamento do plantio e cultivo dos produtos de acordo com a demanda do hospital.

A horta também contará com o cultivo especial de plantas medicinais, sendo reservado um espaço específico para estas culturas, destacando-se entre outras, a erva-doce, cidreira, hortelã, alecrim e babosa.

De acordo com a Direção do IRDESI/HCJ, a ampliação da horta tem como objetivo principal gerar sustentabilidade e promover um melhor aproveitamento do espaço físico disponível no imóvel do hospital, consequentemente a redução de custos e o aumento de consumo de alimentos orgânicos. O alimento orgânico é o alimento produzido sem uso de agrotóxicos e adubos químicos sintéticos e portanto segue um processo produtivo assegura a preservação da natureza, promove a sustentabilidade e qualidade de vida, garantindo a utilização de alimentos mais saudáveis aos pacientes da instituição.

Fonte: Gestão de Serviços do Irdesi Jaguari, e Exatus Soluções Estratégicas. exatusrs.com/

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site