NOVEMBRO AZUL: Cuide-se, Previna-se!

O mês de Novembro é voltado para a conscientização e prevenção do Câncer de Próstata. Foi o mês escolhido em razão do dia 17 de novembro ser o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. 

O seu surgimento é conhecido internacionalmente, como Movember ou seja, Moustache (bigode) + November. Essa campanha surgiu informalmente em um pub australiano. Surgiu da ideia de alguns homens em deixar o bigode crescer (símbolo da campanha), em prol da conscientização da saúde dos homens, durante o mês de novembro, onde se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Todos os anos nesse mês, homens em todo o mundo deixam o bigode e a barba crescer. Alguns países ainda continuam com o nome original Movember ou No Shave November (novembro sem se barbear). No Brasil, é conhecido como Novembro Azul, pelo fato de ser a cor adotada pelos idealizadores do movimento.

É a causa de morte mais comum entre os homens, sendo cerca de 28,6% dos homens que desenvolvem essa doença. Ainda segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Na fase inicial do câncer de próstata, não apresenta nenhum sintoma, quando os sintomas começam a aparecer, na maioria das vezes a doença já está avançada, assim dificultando a cura. Na fase avançada os sintomas presentes são: dores ao urinar, dor óssea, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou sêmen, insuficiência e problemas nos rins.

Os fatores de risco, podem ser a obesidade, histórico familiar, e raça. São mais comuns em homens com mais de 65 anos, sendo mais raro antes dos 40 anos de idade. Desta forma recomenda-se fazer a prevenção anualmente a partir dos 45 anos de idade se houver histórico de câncer na família, ou a partir dos 50 anos quando não há fatores de riscos.

A única maneira de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O diagnóstico pode ser feito por um médico urologista, através do exame de toque retal, que permite avaliar alterações das glândulas, como por exemplo nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados pelo exame de toque. Outro exame, é o exame de sangue PSA (antígeno prostático especifico). Mais exames podem ser solicitados em casos de suspeita de câncer, como as biópsias por exemplo.

O tratamento em caso de câncer de próstata, vai variar de acordo com o estado de saúde atual, o estado em que a doença se encontra, e a expectativa de vida do paciente. Em caso de tumores com baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual, periodicamente se faz um diagnóstico da evolução do tumor, e intervindo na progressão do mesmo.

O exame é realizado pelo médico em apenas 10 segundos, mas ainda gera muita polêmica, e é por isso que a conscientização para o público masculino sobre a gravidade dessa doença é tão importante e necessária. É preciso acabar com o preconceito que infelizmente ainda ocorre em muitos homens. Acima de qualquer construção cultural que possa gerar o preconceito, a saúde deve ser colocada em primeiro lugar.

Um homem forte também é aquele que cuida de sua saúde para estar ao lado de quem ama por muito tempo. Cuide-se, previna-se!

Fonte: Gestão de Serviços Irdesi e Exatus Soluções Estrtégicas.

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site