Janeiro Branco: Quem cuida da mente, vive mais feliz!

O Janeiro Branco é uma campanha voltada a colocar os temas de Saúde Mental em máxima evidência, no sentido da busca pela prevenção do adoecimento emocional da humanidade. O objetivo dessa campanha é promover ações para a compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

A campanha foi criada em Minas Gerais, por psicólogos, e nos últimos anos, o Janeiro Branco, em alguns municípios se tornou Lei, se estabelecendo como mês da saúde mental.

A escolha do mês de Janeiro não é por acaso, pois, é um mês de renovação de esperanças e projetos de vida, desta forma, as pessoas tendem a fazer uma avaliação de como foi o ano que passou, podendo assim aumentar a ansiedade, devido a frustrações de não ter cumprido metas, ou ter um anseio por mudanças, pela busca de novos objetivos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas, vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida, mas ainda segundo a OMS, os investimentos nos países para tratamento, não correspondem a uma demanda tão alta.

Os cuidados com a saúde mental, infelizmente ainda é alvo de preconceito, vivemos em um período em que as pessoas hipervalorizam as aparências. O tempo todo buscamos aparentar que estamos bem, e que a busca por ajuda profissional pode ser um sinal de fraqueza, a falta de conhecimento sobre o que é, e para que serve um psicólogo aumenta ainda mais o preconceito.

A saúde mental de uma pessoa, está relacionada a maneira que ela reage ás exigências da vida, ao modo como a pessoa harmoniza seus desejos, capacidades, ideias, emoções e ambições. Pessoas com saúde mental estável, são capazes de enfrentar mudanças da vida cotidiana com equilíbrio, sabem procurar ajuda quando sentem dificuldade, perturbações, traumas ou transições.

Ter uma Saúde Mental estável é:

– Estar de bem com você mesmo;

– Aceitar as exigências que a vida nos apresenta;

– Saber lidar com emoções, as boas e as desagradáveis;

– Reconhecer limites, e saber buscar ajuda.

Para manter sua Saúde Mental em dia lembre-se:

– Busque sempre manter sentimentos positivos, consigo mesmo, com as outras pessoas, e com a vida;

– Aceite a si mesmo, e as outras pessoas com suas qualidades e limitações;

– Evite o consumo de álcool, cigarro, medicamentos sem prescrição médica, não use drogas;

– Sempre reserve um tempo para o lazer, um tempo para a convivência com amigos e família;

– Durma bem e mantenha hábitos saudáveis, com uma boa alimentação e pratica de atividades físicas.

Pois o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença, então reflita como esta sua mente, avalie a si mesmo, procure ajuda se necessário, cultive bons pensamentos, seja sempre grato, ame-se e cuide-se. 

Fonte: Gestão de Serviços Irdesi, e Exatus Soluções Estratégicas- http://exatusrs.com/

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site