Você sabia que no Brasil MORREM 42 Homens por dia, em decorrência do Câncer de Próstata?

Captura de tela 2020-11-16 110307

Depois de o Outubro Rosa alertar as mulheres para os perigos do câncer de mama, o Novembro Azul chega para informar os homens da importância da prevenção ao câncer de próstata.

  • A próstata é uma glândula que se localiza na região pélvica do homem, apresentando um formato semelhante à uma noz (15gr) e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto.
  • Quando identificada precocemente, o câncer pode ser tratado impedindo que o tumor se espalhe para outros órgãos, bem como aumentando as chances de cura, chegam à 90%.
  • O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens e em relação à incidência, no Brasil, ele é o segundo mais comum entre eles.
  • O país terá 65.840 novos casos da doença, para cada ano do triênio 2020-2022 este número corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
  • Após os 45 anos de idade, é indicado ir ao médico regularmente, principalmente homens afro-brasileiros e homens com um parente de primeiro grau (pai ou irmão) diagnosticado com câncer de próstata, visto que se encontram na zona de alto risco.
  • Segundo o Instituto Oncoguia, 1 a cada 9 homens serão diagnosticados com CP durante a vida.
  • Estudos da Sociedade Americana de Câncer mostrou que homens com sobrepeso ou obesos têm maior risco de desenvolver o Câncer e que é mais provável de ser fatal. A mesma pesquisa ainda revela que homens que ingerem muitos laticínios e cálcio tem chances maiores de desenvolver a doença.
  • O principal obstáculo na prevenção e detecção desse tumor, e outros que afetam os homens, é a falta de informação. Uma pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), encomendada pela Data Folha, mostrou que 21% do público masculino acredita que o exame de toque retal “não é coisa de homem” e ainda aqueles com 60 anos (grupo de risco), 38% disseram não achar o procedimento relevante.
  • Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
  • O CP pode ser identificado com a combinação de dois exames o PSA que avalia a quantidade de antígeno prostático especifico e o de toque retal é um exame que permite ao médico apalpar a próstata e perceber se há nódulos (Caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença).
  • Os tratamentos oferecidos dependem do estágio da doença, podem ser incluídos cirurgia, radioterapia, criocirurgia, horminioterapia, imunoterapia, quimioterapia, porém a escolha deve ser individualizada e definida após o médico e paciente discutirem os riscos e benéficos de cada uma delas.

Fonte: Inca, Portal Hospitais do Brasil, Instituto Oncoguia, Sociedade Americana de Câncer, Sociedade Brasileira de Urologia.

Deixe um comentário

Nome *
Email *
Site